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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44064
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Título: | Nordestoquímica do reino: elaboração de um RPG (Role Playing Game) de inspiração armorial para ensino de química. |
Autor(es): | LIMA, Alice de Barros |
Palavras-chave: | Química – Estudo e ensino; Jogos no ensino de química; Movimento Armorial (Arte brasileira) |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Citação: | LIMA, Alice de Barros. Nordestoquímica do reino: elaboração de um RPG (Role Playing Game) de inspiração armorial para ensino de química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Este trabalho acadêmico estabelece como principal objetivo a elaboração de um Role Playing Game (RPG) de inspiração armorial. Ele serve como instrumento pedagógico para o ensino de química, direcionado a estudantes do ensino superior do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE–PE). A temática dos jogos é discutida com destaque para o gênero RPG, e para tanto, abordam-se tópicos sobre a definição dos jogos educativos formais e seu histórico, as teorias contemporâneas que lhe dão suporte, bem como os paradoxos e desafios que se encontram em seu estudo, elaboração e avaliação. Apresenta se uma revisão de literatura sobre as potencialidades e as características do RPG enquanto jogo válido para finalidades didático-pedagógicas, e estabelece-se, em seguida, uma aproximação ao tema central do jogo no contexto de ensino-aprendizagem de Química, por meio da criação de desafios conforme a abordagem de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Por conseguinte, são investigadas as possíveis necessidades e aspectos característicos da região Nordeste do Brasil que sirvam à elaboração destes desafios. Analisam-se também o método de produção artística do Movimento Armorial, seu histórico e características principais. O enredo do jogo “Nordestoquímica do Reino” apresenta a aventura protagonizada por um grupo formado por um rei, um vaqueiro, dois cangaceiros, um beato, uma cigana e uma filha de coronel com seu fiel aliado em busca de certos itens descritos em um antigo manuscrito, capazes de libertar o rei lusitano, Dom Sebastião, dos ferrolhos que o prendem e de promover a consolidação e o triunfo do Quinto Império em Nova Lusitânia. Considerados a partir da estética e da hermenêutica do Movimento Armorial, os elementos recolhidos da cultura e região nordeste brasileira, seu folclore, aspectos históricos e biogeográficos emergem para contribuir à construção do RPG e na confecção de seus acessórios, tais como mapas, cartas e fichas de personagens. A ampla discussão promovida neste trabalho resulta, portanto, na produção de um RPG que atinge os objetivos propostos em relação às exigências didático-pedagógicas do ensino de Química. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44064 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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